O momento em Brasília

O nosso ERECOM – Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social – está chegando. A idéia de realizar o encontro regional desse primeiro semestre de 2010 em Brasília se revelou muito feliz, afinal de contas. Esperamos trazer a vocês uma experiência à altura dos outros Encontros Regionais realizados no Centro Oeste pela ENECOS.


Brasília é uma cidade onde sempre estão acontecendo várias coisas ao mesmo tempo. O lugar pode parecer pacato, com suas quadras muitas vezes vazia já no início da noite, mas em seus muitos corredores, gabinetes e salas estão sempre fervilhando processos cujo desenrolar afeta a vida em todo o país.

Todos sabem da conjunção de fatores que tornam este momento excepcionalmente interessante. Por uma lado, o Distrito Federal passa, desde o fim do ano passado, por uma crise política cujos desdobramentos continuam se agravando à cada dia. Neste sábado, 18/04, uma série de militantes do Fora Arruda foram presos ou covardemente agredidos pela polícia enquanto tentavam barrar o processo das eleições indiretas daquela que é chamada “A câmara mais corrupta do Brasil” e cujo resultado foi a eleição de Rogério Rosso (PMDB) para o mandato tampão à frente do GDF. Por outro lado, no dia 21 de abril nossa capital estará comemorando seus 50 anos de inauguração. Neste momento, muitos brasilienses se perguntam: 50 anos de quê?  Clique aqui e veja um vídeo para uma Brasília Outros 50 Anos.

Brasília chega aos seus 50 anos com vários problemas. O trânsito na cidade planejada aos poucos começa a se tornar caótico, como reflexo da péssima qualidade do transporte coletivo. O índice de Gini do DF mostra que essa é a unidade da federação com a maior desigualdade econômica do país. E de fato, ao andar por aqui, vocês encontrarão inúmeros contrastes, com a maioria da população vivendo em condições absolutamente desumanas, tanto nas áreas pobres do DF quanto no chamado entorno.

A grave crise política pela qual passa o GDF também se materializará na festa de comemoração do aniversário da Cidade. Haverão duas comemorações paralelas. Uma delas será organizada pelo GDF, intitulada Brasília 50 anos, que ocorrerá no dia 21 na Esplanada dos Ministérios. Sobre essa festa, cabe lembrar que a poucos dias da festa, os orçamentos da estrutura física não haviam sido sequer aprovados pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal –TCDF. O Ministério do Planejamento soltou recentemente uma nota levantando suspeitas sobre o licitude dos contratos da festa, motivado pelo fato dos banheiros químicos, palcos e tendas terem custado aos cofres públicos cerca de 7 milhões de reais.

A outra comemoração acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de abril, na Funarte, no Eixo Monumental, um pouco acima da primeira. Chama-se Brasília Outros 50, está sendo encabeçada por artistas alternativos da cidade, como Ellen Oléria e GOG, organizados no Fórum de Cultura do DF, e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura. A idéia do evento surgiu depois que o GDF, ao planejar sua festa, deixou um espaço mínimo e subalterno para os artistas locais.

Nós, ao organizar o ERECOM, sabíamos que era impensável deixar os encontristas de fora desse momento histórico. Fizemos opção pela festa que mais vai de encontro àquilo que desejamos para o DF e para o Brasil: uma cultura (e por extensão, uma comunicação) conduzidos com respeito ao dinheiro público e valorizando as experiências locais. Convidamos todos os participantes a participar do Brasília Outros 50 no dia 21, para o quê haverão ônibus de ida e volta partindo da chácara Irmão Sol.

Estamos também organizando também a cobertura do Evento, com estudantes de comunicação e voluntários da cidade. A organização da festa pôs a nosso dispor uma bela estrutura de comunicação, que os participantes do encontro utilizarão no dia do nosso ato. Este terá por tema a construção de uma nova comunicação, contra a lógica do capital e pela construção do poder popular. O Ato será documentado, pelos participantes, com os materiais da estrutura de comunicação do Brasília Outros 50.

Brasília os receberá de braços abertos!

De todo o coração, Comissão Organizadora do ERECOM Brasília 2010

0 Response to "O momento em Brasília"

Postar um comentário